terça-feira, 21 de outubro de 2008

VERSÕES DE FATOS




Esperto: Você viu que os ladrões deram pra roubar fio de cobre da beira das estradas?

Sabido: Pois é, o cobre é o terceiro metal mais valioso, só perde para a prata e o ouro. Sem contar as ligas metálicas, é claro.

Esperto: Nesse caso dá pra dizer literalmente que os ladrões passaram a mão nos cobres.

Sabido: Isso ainda vai dar muita dor de cabeça para a companhia estadual de energia elétrica, porque o Brasil não tem muitas reservas naturais de cobre. Porém há grande abundância de alumínio no solo brasileiro. Talvez seja uma alternativa.

Esperto: Mas não dissipa muita energia?

Sabido: Sim, os fios teriam que ter um diâmetro maior, o que aumentaria o seu peso. É um mero detalhe.

Esperto: Sabia que lá na minha cidade estourou um transformador na central de energia elétrica? Foi de madrugada, bem tarde. Cidade do interior, todo mundo religioso, pensaram que era o fim do mundo, ou um prenúncio deste. Ouvi dizer que clareou o céu todo. E o barulhão foi ensurdecedor. Eu não ouvi nada porque tenho sono de pedra, se não tivessem me contado nem teria ficado sabendo. Deram uma explicação fajuta para o ocorrido. Falha humana, óbvio. Mas me pareceu meio invencionice para acalmar os ânimos da população, que ficou horas sem energia elétrica.

Sabe que as pessoas não mentem, elas apenas contam historinhas fictícias. Nem tudo que a gente lê e ouve é literal. Eu fico impressionado que eu invento umas estórias, conto pra as pessoas e todo mundo acredita.

Sabido: Isso que você me contou agora é verdade, né?

Esperto: Ah! Você se ligou. Mas isso que eu lhe contei agora é verdade. É verdade. Pode crer.


Nenhum comentário: