Repórter X: Que tu achaste da repentina troca do jogador Alexandre Pato do Inter pelo Milan?
Pseudoanalista: Alexandre Pato não joga a leite de pato.1
Repórter Z: Tu és gremista ou colorado?
Pseudoanalista: Sou maragato.2
Repórter W: O Internacional é a glória do desporto nacional?
Pseudoanalista: A glória é como a rosa: aroma e espinhos”.3
Repórter V: Por que tu decidiste ser pseudoanalista?
Pseudoanalista: Porque me dói ver as pessoas sofrendo. O homem não poderá ser feliz enquanto houver um único ser sofrendo sobre a Terra.4
Repórter Y: Há alguém em Porto Alegre que te faz sofrer?
Pseudoanalista: Sim. Os mendigos.
epórter Z: Interessante que há poucas mulheres nesta condição. A que tu atribuis este fato?
Pseudoanalista: É que o homem quando está sem dinheiro pede, e a mulher quando está sem dinheiro dá.
Repórter X: Elas também te causam sofrimento?
Pseudoanalista: Próxima pergunta.
Repórter W: Que outro evento como o Fórum Social Mundial poderia atrair turistas em grande quantidade à Porto Alegre?
Pseudoanalista: Um zoológico com um filhote de urso polar e uma porção de ativistas protestando. Por enquanto já temos os ativistas protestando.
Repórter Z: Tu votaste no Gaúcho Laçador pra símbolo de Porto Alegre?
Pseudoanalista: Votei. O Gaúcho Laçador é uma das sete maravilhas porto-alegrenses do mundo.
Repórter V: Por que o novo teatro da OSPA está demorando tanto para ser construído?
Pseudoanalista: Os caras ficam só fazendo movimento, dizem que vai ser aqui, depois dizem que vai ser ali. Primeiro foi o Allegro, todo mundo faceiro com o projeto; agora está no Andante, andando a passos de tartaruga. Te prepara que ainda tem o Minueto e o Finale, daí acaba a sonata e começa a sinfonia.5
Repórter X: Por que motivo a estátua da Justiça que fica no alto da antiga prefeitura de Porto Alegre não tem os olhos vendados?
Pseudoanalista: Vai ver é pra ela ficar vigiando a estátua da República que fica ao lado.6
Repórter Y: Qual é a tua música preferida?
Pseudoanalista: Porto Alegre é demais.7
Repórter Z: Qual é o teu esquema preferido?
Pseudoanalista: Ir ao Habib´s comer fogazza com recheio de vento negro. Acho bom enfatizar que isso não é boca de urna.8 1O ex-atacante do Internacional Alexandre Pato foi negociado pelo Milan por vinte e dois milhões de euros, tendo sido titular do Inter por apenas dez meses, e faltando dois meses para completar dezessete anos. Jogar a leite de pato é fazer jogo inocente em que não se empenha dinheiro. Leite de pato é coisa inexistente que se pode perder à vontade. Fonte: Dicionário Brasileiro de Provérbios, Locuções e ditos curiosos. Autor: R. Magalhães Júnior. 2Os maragatos ou federalistas combatiam os sustentadores da política castilhista e borgista, isto é, aos adeptos de Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros, no Rio Grande do Sul. Tais revolucionários eram chamados de chimangos e usavam como distintivo um lenço branco no pescoço, ao contrário dos maragatos que usavam um lenço vermelho. Fonte: Dicionário Brasileiro de Provérbios, Locuções e ditos curiosos. Autor: R. Magalhães Júnior. 3Frase atribuída a Manuel de Araújo Porto Alegre. 4Postulado fundamental do Karma-Yoga. Mahâtmâ Gandhi foi o expoente mais alto dessa espécie de Yoga. Fonte: O ABC do Hatha-Yoga por Caio Miranda. 5Sonata é uma peça musical composta por quatro movimentos: allegro, andante, minueto e finale, para ser executada por um ou dois instrumentos. Sinfonia é uma sonata para orquestra. Fonte: Enciclopédia Barsa. 6No cimo do Paço Municipal (a prefeitura velha), uma estátua da Justiça contempla os porto-alegrenses. Essa é uma das raríssimas estátuas da Justiça, no mundo, que não tem os olhos vendados. Fonte: RS Virtual. O Paço Municipal, também chamado de Prefeitura Velha, foi projetado pelo arquiteto italiano Carraro Colfosco, sob forte influência da doutrina positivista, e é guardado por dois leões de mármore que representam o poder e a força. As esculturas que ornamentam a fachada representam a Economia, a Educação e a Política. Na fachada da prefeitura estão dois grupos escultóricos e duas estátuas isoladas. O primeiro grupo tem como elemento principal a deusa grega Deméter, ligada à agricultura e à fertilidade. Aos seus pés, estão sentadas as figuras do Comércio e da Indústria. O outro grupo é composto por uma réplica da Estátua da Liberdade, acompanhada da História (a figura à direita da estátua da Liberdade) e da Democracia (à esquerda). A figura sentada, nesse grupo, representa as Ciências. Entre esses dois grupos estão duas estátuas isoladas. Uma delas é a da República: a que tem um barrete na ponta do cajado. A segunda é mais uma estátua da Justiça, mas diferente: não tem os olhos vendados. Fonte: RS Virtual. 7A Canção “Porto Alegre é demais” é de autoria de José Fogaça. 8José Alberto de Fogaça Medeiros assumiu a prefeitura de Porto Alegre pela primeira vez em 1º de janeiro de 2005. Vento negro é outra canção de sua autoria. Quem inventou a fogazza com recheio de vento negro foi o Tiago Casagrande. Olha só o que ele escreveu no blog dele "Bereteando":
“Porto Alegre acorda com garoa fininha, que compassada tamborila no guarda-chuva. Porto Alegre de asfalto lavado, e os plátanos chorando a paixão que perdi. Então eis que te vi, e ali logo soube haver amor; assim, pude sentir, que mesmo na chuva há calor.
Pronto agora é só alguém tocar o sambinha no violão. Aliás, que saudade de ir tomar ceva no bar do Nito.
Sábado conheci a garota mais linda da cidade. E ela cheira bem. Nuff” said.
Estamos a uma semana das eleições e eu não acredito no que está acontecendo. Eu estou perdendo todas as polêmicas! Vou perder a eleição, meu time de futebol vai ser rebaixado. Só falta Djisas himself descer e mandar fechar a conta dos nossos pecados.
Peraí. Não tem um bagulho no Habib’s que se chama “fogazza”? Tô dizendo! Doutor chega no Habib’s e, com uma piscadela, pede à atendente:
Bor favor, eu gostaria de um fogazza.
Qual o recheio?
Vento. Vento Negro.
Pode deixar.
A garconete pisca para o doutor e retorna em instantes com uma urna eletrônica. Um garçom de cabelo black power inicia uma demonstração de break dance sobre um pedaço de papelão e os clientes aplaudem. O gerente manda distribuir refrigerantes grátis. As pessoas riem muito e se abraçam. O doutor digita os números no dispositivo eleitoral eletrônico e é nesse instante em que entra Pterodáctilo e...
Esse esquete foi interrompido pela Lei Eleitoral Alimentar n° 9899/04.
Falando em fast-food, ontem aprendi a fazer molho Barbecue. Heh. Tri massa. Ficou igual. Na verdade, é uma mentira, é um maldito molho mentiroso. É só processar catchup adicionando cebola refogada, vinagre, temperitos variados e... taram... açúcar mascavo. Depois é deixar reduzir até caber num dedal.
Mas fica boooom. Servi com costelinha de porco assada e arroz com páprica.
Ah! Costelinha do Frigorífico Riosulense, da gloriosa Rio do Sul, Santa Catarina.
Na verdade, diz o rótulo que o frigorífico fica na vizinha Presidente Getúlio; e, por outras informações que obtive, cheguei à conclusão de que Rio do Sul não existe.
O que me deixa preocupado pra saber, então, onde está o Anderson?
Revi Pulp Fiction ontem. Cruzes! Fica cada vez melhor. Pena que o dvdripnburn não funcionou. Hoje tento de novo. Heh.
Ah! Kill Bill vol2 ficou pra amanhã. Depois da análise. Waaa.
Vai começar a Feira do Livro, que é a época do ano em que eu mais me apaixono por essa cidade.
Li na Aplauso que, terminada a Feira, começam obras para dar à Praça da Alfândega seu desenho original, dos anos 40. Que haverá nova iluminação e os hippies vão ser transferidos. Leio também sobre o projeto que pretende integrar o Cais do Porto à Feira; e que para ser seguro, precisaria de modificações do trânsito, a saber, a construção de um túnel na Mauá, em que os carros passariam em baixo da nova passarela de pedestres. Que barato.
É a última semana de outubro, o mês eterno. Sim! Vai terminar! É sério!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário